Cursos

Gênero e Geociências

Este curso é uma parceria com a Associação Brasileira de Mulheres nas Geociências (ABMGeo). Para conhecer a associação, clique aqui.

curso online.jpg

SOBRE O CURSO: O conteúdo busca pensar, a partir do materialismo histórico e dialético, como gênero e raça atravessam a relação entre capital e trabalho (re)produtivo, e como esses dispositivos de opressão são indissociáveis ao modo de produção capitalista. Ainda, como o controle que a classe rentista exerce sobre os recursos naturais permite que seja criada e manipulada a escassez, produzindo impactos ambientais que afetam, principalmente, mulheres, negres, indígenas e pessoas trans. Isso dará uma base para entendermos a produção do espaço em suas interseccionalidades. Por fim, traremos os reflexos desse modo de produção e de ordenamento territorial, em sua interface com gênero e raça, nas seguintes questões: divisão sexual do espaço urbano; (in)segurança hídrica; desastres ambientais; exploração mineral.

PÚBLICO ALVO: Pessoas interessadas na busca por reflexões teóricas e instrumentos metodológicos para o desenvolvimento de pesquisas transdisciplinares quali-quantitativas na interface entre estudos de gênero em suas interseccionalidades e as questões socioecológicas e ambientais.

VALORES: Opção 1: R$100 para geral; 

                   Opção 2: R$75 para associades ABMGeo.

                   Opção 3:  se você quer fazer este curso mas não dispõe de recursos financeiros no                                     momento, mande um e-mail para tgantus@gmail.com contando um pouquinho de você e                       como esse conteúdo pode ser importante :)